Rastrear a entrega de mensagens com a Pesquisa de registro de e-mail

Use a Pesquisa de registro de e-mail para rastrear mensagens de e-mail enviadas e recebidas pelos usuários do seu domínio nos últimos 30 dias. Você pode rastrear todos os e-mails ou pesquisar um endereço de e-mail ou um código de mensagem específico.

Após a pesquisa, será possível fazer o download dos resultados em um arquivo CSV ou abri-los no Planilhas Google para facilitar a visualização. Os dados do CSV ou da planilha incluem as etapas e o status da entrega de todas as mensagens retornadas na pesquisa.

Pesquisar mensagens

  1. No Google Admin Console(em admin.google.com)…
  2. Use a lista suspensa para selecionar o período ou especifique um na agenda. O período está limitado aos últimos 30 dias.

    Observação: para procurar mensagens com mais de 30 dias, você precisa incluir Destinatário e Código de mensagem, que são os únicos campos de pesquisa disponíveis. É possível acessar os detalhes da mensagem pós-entrega, mas não o histórico de entrega de mensagens.

  3. (Opcional) Se você especificar um período de dias e também quiser especificar um período de horas, insira o horário de início e de término do período. Os horários mostrados representam o fuso horário do computador que você está usando para fazer login no Admin Console e gerar os relatórios.
  4. (Opcional) Digite os critérios de pesquisa em um dos seguintes campos:
    • Remetente ou Destinatário: ao pesquisar por destinatário, digite o endereço de e-mail completo ou uma parte do endereço de e-mail do destinatário. Ao pesquisar pelo remetente, digite o endereço completo ou uma parte do endereço do "Caminho de retorno". Consulte o cabeçalho de um e-mail do remetente para encontrar o endereço do caminho de retorno. Se estiver procurando uma correspondência exata, digite o endereço de e-mail completo entre aspas, por exemplo, "joao@xyz.com".

      Observação: se você quiser encontrar uma mensagem enviada para o endereço de e-mail de um grupo, procure o código da mensagem. Pesquisar o endereço do grupo como destinatário da mensagem não mostrará para quais membros ela foi entregue.

    • IP do remetente ou IP do destinatário: digite o endereço IP do remetente ou do destinatário. Verifique se o endereço IP está correto. Caso contrário, a solicitação falhará.

      Observação: ao pesquisar no IP do remetente, os resultados da pesquisa podem incluir mensagens que mostram um IP de saída do Google em vez do IP de saída público esperado para seu domínio. Isso acontece porque as mensagens escritas usando a interface da Web do Gmail são entregues para os servidores do Gmail para entrega e mostram o IP de saída do Google como o IP de envio.

    • Assunto (não disponível para todas as contas): digite uma linha de assunto de e-mail inteira ou parte dela. Você precisa digitar o texto exato da linha de assunto de um e-mail (sem diferenciação de maiúsculas e minúsculas) para que a mensagem seja retornada.
    • Código da mensagem: digite o código exclusivo da mensagem, localizado no cabeçalho dela. Se você também especificar um período, observe que o código da mensagem modificará o período e retornará uma mensagem encontrada fora do intervalo.

      Consulte Cabeçalhos de mensagens para instruções sobre como encontrar o código da mensagem em diferentes provedores de e-mail. 

  5. Clique em Pesquisar. Você verá os resultados da pesquisa em um ou dois minutos (embora em alguns casos a espera possa ser de até uma hora).
    • Os resultados da pesquisa são limitados a mil mensagens.
    • Para ver resultados em várias páginas, use as setas na parte superior ou inferior da lista de mensagens para mudar de página.
    • Clique no assunto (ou no código) da mensagem para ver detalhes, como o caminho e o status da entrega. Ver detalhes dos resultados da Pesquisa de registro de e-mail.

Fazer o download dos resultados da pesquisa

Para salvar os resultados da pesquisa como um arquivo CSV ou exportá-los para o Planilhas Google, clique em Fazer download Download na parte superior da página.

  • Você só verá a opção "Fazer download" se os resultados retornarem dados exportáveis.
  • O arquivo de download de um grande número de resultados da pesquisa pode levar mais tempo para ser criado.
  • O arquivo CSV (ou a planilha) mostra as etapas da entrega de cada mensagem nos resultados da pesquisa. Portanto, o arquivo CSV ou a planilha terá muito mais linhas de dados do que o número de resultados da pesquisa.
  • Os dados em um arquivo CSV (ou em uma planilha) são limitados a mil mensagens (o mesmo limite dos resultados da pesquisa).
  • Os detalhes da mensagem pós-entrega não estão disponíveis no arquivo CSV.

Ver detalhes dos resultados da Pesquisa de registro de e-mail

Para resolver problemas de mensagens perdidas e encontrá-las, use a Pesquisa de registro de e-mail. Você pode avaliar a entrega das mensagens na página "Detalhes".

Ver detalhes

  1. Use a Pesquisa de registro de e-mail.
  2. Na página de resultados de pesquisa, clique no assunto ou código de uma mensagem para saber mais detalhes. Você verá as seguintes opções: "Detalhes da mensagem", "Detalhes da mensagem pós-entrega" e "Detalhes do destinatário".

     

    Essa seção mostra o assunto, o remetente e outras informações da mensagem:

    • Destinatário: pode ser um ou vários destinatários. Clique no triângulo para mostrar todos os destinatários.
    • Data: a data informada de envio do e-mail ou a primeira vez que uma entrada de pesquisa de registro aparece.
    • Código da mensagem: um identificador exclusivo fornecido pelo sistema de processamento de e-mails. O identificador aparece no cabeçalho da mensagem.
      Se você vir "SMTPIN_ADDED_REJECT_SESSION" no campo Código da mensagem(por exemplo, 55760c10.0f4e810a.SMTPTI_ADDED_REJECT_SESSION.56cd.ffffd72a.GMR@mx.google.com), e "N/D" nos outros campos, as duas opções a seguir serão verdadeiras:
      • O sistema de e-mail não pode determinar o código da mensagem.
      • O redirecionamento SMTP rejeita o redirecionamento da mensagem.
    • Tamanho da mensagem: o tamanho total da mensagem, incluindo os anexos.
    • Anexos: o número de arquivos anexados à mensagem.
    • Expandir resultados para todos os destinatários: quando essa opção aparecer, os critérios da pesquisa estão limitando a exibição de todos os destinatários de uma mensagem específica. Clique na opção para modificar os critérios de pesquisa e mostrar todos os outros destinatários do e-mail.

    Para cada destinatário, essa seção mostra o status pós-entrega de uma mensagem. Esse é o status de uma mensagem na caixa de e-mails de um usuário ou uma indicação de que a mensagem foi excluída.

    Observação: não disponível para contas externas, excluídas e que não sejam do Gmail.

    Essa seção mostra o histórico de entrega de uma mensagem. Clique em um endereço de e-mail para expandir as etapas. A data/hora e o estado da entrega são mostrados em cada etapa.

    • As horas mostradas representam o fuso horário do computador usado para fazer a pesquisa.
    • As informações do endereço IP mostram de onde o e-mail foi recebido ou para onde ele foi enviado. Se uma mensagem tiver sido recebida via aspmx.l.google.com, ela mostrará o endereço IP do servidor SMTP que a enviou. Se a mensagem tiver sido recebida de um usuário da Web, ela mostrará o IP de origem do navegador que enviou a mensagem.
    • Também é possível ver se a mensagem foi criptografada via Transport Layer Security (TLS) e se foi entregue ou marcada como spam.
  3. Clique em Voltar aos resultados para sair da seção "Detalhes da mensagem" e acessar de novo os resultados da pesquisa.

Observação: a mesma mensagem pode ter diferentes estados de entrega para cada destinatário.


Para mais informações acesse os seguintes links:

https://support.google.com/a/topic/2618873?hl=pt&ref_topic=9027054

https://support.google.com/a/answer/2618874?hl=pt&ref_topic=2618873 

https://support.google.com/a/answer/2618876?hl=pt&ref_topic=2618873